Anselm Jappe em Portugal


Anselm Jappe, autor de «Guy Debord», «As Aventuras da Mercadoria» e «Sobre a Balsa da Medusa - Ensaios acerca da Decomposição do Capitalismo», estará em Portugal. Apresentará o seu novo livro «Conferências de Lisboa» no dia 17 de Junho no Teatro Maria Matos, em Lisboa pelas 18.30 horas.

ANTÍGONA Notícias 2013

AUTOR DA EXIT! EM LISBOA

Anselm Jappe em Portugal


Anselm Jappe, autor de «Guy Debord», «As Aventuras da Mercadoria» e «Sobre a Balsa da Medusa - Ensaios acerca da Decomposição do Capitalismo», estará em Lisboa. Prefaciador d'«O Instinto de Morte», de Jacques Mesrine, apresentará este livro no dia 20, sábado, na Pensão Amor (R. do Alecrim, 19, Lisboa), às 18:30. A 23 de Abril, pelas 18:30, proferirá a conferência «Après la fin du travail: vers une humanité superflue?», no Teatro Maria Matos, em Lisboa. No dia 24, pelas 18:30, proferirá também a conferência «História da Internacional Situacionista», na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a convite do Instituto de História Contemporânea.

ANTÍGONA Notícias 2013

Après la fin du travail: vers une humanité superflue? - conferência - (Anselm Jappe; Lisboa, Abril de 2013)

O que faremos se o sistema já não conseguir criar trabalho? - entrevista - (Anselm Jappe; Lisboa, Abril de 2013)

AUTOR DA EXIT! EM LISBOA

Para lançamento do seu livro GUY DEBORD da Editora ANTÍGONA Anselm Jappe, autor da EXIT!, estará em Lisboa no próximo dia 12 de Abril 21h30, na livraria Ler Devagar (Fábrica Braço de Prata). Apresentação por Ricardo Noronha. 

O êxito alcançado por GUY DEBORD superou todas as expectativas de Anselm Jappe (n. 1962), também autor de As Aventuras da Mercadoria (ANTÍGONA 2006). Está traduzido em cinco línguas, e se as recensões encontraram nele algo a criticar, foi em geral a simpatia considerada excessiva pelo seu objecto. O livro estará á venda nas livrarias a partir de 8 de Abril. 

No dia 11 de Abril 14h30 no Instituto Franco-Português Anselm Jappe, falará no Colóquio Internacional organizado pelo Instituto Franco-Português, Instituto de História Contemporânea e Le monde diplomatique – edição portuguesa, onde proferirá a conferência:

"Ideias de Maio . Maio de 68: do «assalto ao céu» ao capitalismo em rede. O papel dos situacionistas."

"Começaremos por abordar a questão de saber qual foi a «influência» dos situacionistas em Maio de 68 bem como na sua preparação, opondo a outros movimento políticos e intelectuais mais visíveis da época a sua própria agitação subterrânea. Sublinharemos de seguida que Maio de 68 constituiu simultaneamente um esforço de emancipação mas também o início da passagem para uma nova forma mais subtil de dominação capitalista. Neste contexto, recorreremos às ideias de Guy Debord para compreender esta evolução tirando daí algumas consequências."

Antígona - Editores Refractários

COLÓQUIO INTERNACIONAL - MAIO 68 - POLÍTICA - TEORIA - HISTÓRIA

A sociedade do espectáculo trinta anos depois (Prefácio a Edição Brasileira)  - (Robert Kurz; 1999)

 http://obeco-online.org/

http://www.exit-online.org/