Estado das coisas em Maio de 2004

Circular da redacção da EXIT! em 04.05.2004

Caras amigas e amigos da EXIT!

Todos nós, da redacção da EXIT!, gostaríamos de saudar-vos do fundo do coração como assinantes dos nossos emails. Estão inscritas (até 2 de Maio) 77 pessoas e escusado será dizer que o seu número cresce diariamente. Em escassas 3 semanas de existência, a nossa homepage registou 3573 visitas de 23 países. Cresceu e apareceu. Desenvolvemo-nos e de que maneira! A seguir, informações e balanço:

1. Revista teórica na editora Horlemann-Verlag

A Horlemann-Verlag decidiu em definitivo: será publicada apenas uma revista teórica de crítica do valor e será a EXIT! Consequentemente, a "Krisis" não voltará a ser publicada pela Horlemann-Verlag. Em 30 de Abril foi enviada uma carta sobre o assunto aos até agora assinantes da Krisis, convidando-os a assinar a EXIT! O primeiro número sairá no início do Verão e incluirá os seguintes artigos:

Roswitha Scholz

A NOVA CRÍTICA SOCIAL E O DILEMA DAS DIFERENÇAS

As disparidades económicas, o racismo e o valor-separação na era da globalização

Robert Kurz

A SUBSTÂNCIA DO CAPITAL

O trabalho abstracto como metafísica social real e o limite absoluto da valorização

Christian Höner

A REALIDADE DO SUJEITO AUTOMÁTICO

Sobre a crítica da ideologização dum conceito central da crítica social marxiana em Nadja Rakowitz

Petra Haarmann

A OESTE NADA DE NOVO

Um comentário à teoria da crise de Robert Brenner ("The Economics of Global Turbulence")

Claus Peter Ortlieb

MERCADO-FÁBULA

Sobre a crítica da economia política académica neo-clássica e dos seus modelos "matematizados"

Petra Haarmann

COPYRIGHT E COPYLEFT

Mediação na falsidade ou falsa imediatidade

Frank Rentschler

A OBRIGAÇÃO DE AUTOSUBMISSÃO

Pano de fundo do "exigir e apoiar" na administração do trabalho

2. Falsificação de rótulo na homepage da Krisis

Como se fosse por descuido, os nossos textos encontram-se na homepage da Krisis como antes. Tal sucede contra a nossa expressa exigência de que sejam de lá retirados. Pelos vistos, a nova redacção da Krisis está tão assustada com a perda de substância por si própria provocada, que entretanto já só com falsos rótulos consegue continuar a enganar-se a si mesma. Sobre isso fica registado:

-- Têm que assumir a responsabilidade da cisão da velha "Krisis" aqueles que agora negam as suas consequências.

-- Já não existe a "Krisis", tal como se apresenta expondo abusivamente ainda agora os nossos nomes e textos na sua homepage.

-- "EXIT!" e "Krisis" são dois projectos distintos, que não têm nada a ver um com o outro, e portanto não estão ligadas por particular amizade nem por particular inimizade.

Vamos impor a retirada dos nossos textos da homepage da Krisis, mesmo com recurso a meios jurídicos.

3. Associação, sócios e contacto na Internet

A nossa base organizativa (e financeira) é a "Verein für kritische Gesellschaftswissenschaften" ("Associação para Ciências Sociais Críticas"), com sede em Wuppertal. Convidamos cordialmente a entrar para a associação todos aqueles que não quiserem limitar-se a receber passivamente os nossos artigos e prefiram tornar-se também activos. Os estatutos da associação estão construídos de modo a ser dada possibilidade de colaborar na discussão e decisão dos projectos ao maior número possível de membros activos. Os estatutos e um formulário de adesão estão disponíveis na nossa homepage na rubrica "Kontakt". Também podem ser solicitados por email para Brigitte.Hausinger + @t-online.de . A quota anual é actualmente de 50 euros. No Outono deste ano haverá uma Assembleia Geral e um seminário.

Quem apenas pode, ou prefere contactar-nos pela Internet pode fazê-lo pelo email Email info + @exit-online.org. Não vamos organizar uma mailinglist aberta, pois a experiência demonstra que tais listas rapidamente acabam por ser aproveitadas para abusos. Mas é expressamente desejada uma intromissão da vossa parte nos conteúdos, por exemplo sob a forma de contribuições para a homepage.

4. Transnacional

Entretanto manifestaram solidariedade connosco os anteriores núcleos Krisis em Espanha e Portugal. O mesmo sucedeu com o grupo de S. Paulo, Brasil. As mensagens de solidariedade estão na rubrica "Aktuelles" da homepage. Já se desenvolveu uma intensa cooperação, que não se limita à simples tradução dos nossos textos. Aproveitamos para agradecer mais uma vez aos mencionados grupos pelo seu apoio.

Com os melhores cumprimentos

Petra Haarmann, Robert Kurz, Claus Peter Ortlie, Roswitha Sholz

Original alemão: http://www.exit-online.org/

http://obeco-online.org/