Jörg Ulrich

Máscaras e metamorfoses do sagrado

Dez ensaios

Edição alemã: Verlag Ulmer Manuskripte, Karin Bückle-Ulrich

Ulmer Manuskripte

Masken und Metamorphosen des Heiligen

Zehn Essays

Deutsch

Weilerhalde 37, 89143 Blaubeuren bei Ulm; E-Mail: kontakt + @ulmer-manuskripte.de

ISBN : 3-934869-34-3

1ª edição: 01.10.2004, Paperback, 150 páginas, 13,50 Euro

Da contracapa:

"Há que ver no capitalismo uma religião, ou seja, o capitalismo serve essencialmente a libertação das mesmas preocupações, cuidados, desassossegos a que antigamente davam resposta as chamadas religiões. A prova desta estrutura religiosa do capitalismo, não apenas, como pretendia Max Weber, como uma forma religiosamente condicionada, mas como uma manifestação essencialmente religiosa, ainda hoje desviaria do bom caminho uma polémica universal desmedida… Mais tarde daremos uma vista de olhos ao assunto."

Walter Benjamin (1921)

A relação entre o sagrado e o profano, entre a religião e a sociedade, tornou-se recentemente o tema de uma discussão conduzida à margem da mainstream, em cujo decurso aparece cada vez mais claramente que a sociedade actual de modo nenhum dever ser concebida como uma forma de viver as relações humanas completamente livre da metafísica, da transcendência, e com isso da religião, mas que se deve falar da natureza religiosa do capitalismo (Christoph Deutschmann). A formulação de Walter Benjamin do capitalismo como religião neste contexto já não aponta para uma mera relação exterior dos dois conceitos e das realidades por eles assinaladas. Ela refere-se à sua unidade, ao seu ser-um. A própria sociedade se tornou na religião. O sagrado e o profano confundiram-se mutuamente.

Os presentes ensaios de Jörg Ulrich centram-se no seu conjunto sobre este tema geral, ou seja, sobre esta tese fundamental segundo a qual a partir de diversas abordagens se rastreia as múltiplas formas de manifestação e máscaras do sagrado no mundo, e se procura torná-las acessíveis a uma teoria social crítica da metafísica.

Do índice:

O conceito de natureza no contexto do debate da individualização

Notas para a teorização da metafísica que acompanha a modernização

O discurso niilista da pós-modernidade

Sobre a unidade e a multiplicidade em Habermas e outros abalizados pensadores

Salvação perdida

Considerações sobre o fragmento de Walter Benjamin O capitalismo como religião

O evangelho de Santa Sabina

Sobre a encenação mediática da profissão de fé política

Celebridade e devoção

Sobre a formatação fetichista do indivíduo na sociedade do evento

Sobre o autor

Jörg Ulrich, Dr. rer. soc., nascido em 1954, vive em Blaubeuren, perto de Ulm. Trabalha como publicista autónomo, revisor de textos e publicações. Numerosas publicações em livro, bem como artigos em revistas e jornais.

EXIT! | Buecher

EXIT! - (em português)