Morreu Bernd Czorny

 

 

O nosso companheiro Bernd Czorny deixou-nos para sempre no final de Janeiro de 2019 de modo completamente inesperado e surpreendente. Bernd não foi apenas um dos mais activos de nós no campo da elaboração teórica sócio-crítica, ele também estava sempre interessado em se envolver e em absorver novas ideias de outros. Além do Círculo de Leitura da Crítica da Dissociação-Valor de Dresden, que ele co-fundou e durante muitos anos organizou e enriqueceu com as suas contribuições, ele também esteve envolvido em outros contextos políticos que se ocuparam de temas concretos da política actual, em particular na Fundação Rosa Luxemburgo em Dresden.

 

O interesse particular de Bernd estava na teoria das formas pré-modernas de consciência, em particular no que diz respeito ao conceito de tempo, que, como é bem sabido, tem uma viragem fundamental na sociedade capitalista. Em Bernd perdemos um camarada de armas que estava sempre pronto para ir em frente, para abrir novas portas e avançar nas discussões, uma pessoa que sempre soube ouvir atentamente e examinar honestamente os pontos de vista opostos, e que, ao mesmo tempo, sempre teve uma bússola interior nas discussões, a fim de trazer de volta ao terreno dos factos os fios do pensamento apresentados por fosse por quem fosse e com qualquer pathos. Suas contribuições esforçadamente pesquisadas e cuidadosamente formuladas para a revista exit!, para o nosso Círculo de Leitura e também para a Initiative Grundeinkommen [Iniciativa Rendimento Básico Incondicional] de Dresden e arredores foram e são altamente apreciadas por todos os leitores e vão sobreviver por muito tempo. Dizemos adeus a um valoroso companheiro e vamos mantê-lo em nossos corações, bem como no nosso pensamento:

 

Depois da morte. Normalmente, só muito depois da morte de uma pessoa é que achamos incompreensível que ela esteja desaparecida: no caso de pessoas mesmo grandes, muitas vezes só depois de décadas. Honestamente, perante uma morte não se sente verdadeiramente a falta e o discurso fúnebre parece hipócrita. Apenas a necessidade ensina a falta que faz um indivíduo, e o epitáfio certo é um suspiro posterior.

 

Adieu Bernd.

 

Markus Winterfeld

Richard Aabromeite

Steffen Kaiser

Jan Ackermann

Dr. Tino Heim

Eberhard

 

Bernd Czorny ist gestorben, in www.exit-online.org.

 

 

 

http://www.obeco-online.org/

 

http://www.exit-online.org/