FALSO FIM DO ALARME

Robert Kurz

A extraordinária quebra da bolha do imobiliário americano fez descer em poucas semanas os índices das bolsas, dos novos máximos de sempre para debaixo do chão. As cadeias mundiais de crédito em rede e a situação controversa das instituições financeiras levaram a um "aperto no crédito", porque os bancos evitavam emprestar mais dinheiro, quer às empresas quer entre si, perante riscos poucos claros. Mais uma vez, os bancos centrais americano, japonês e europeu tiveram que vir a terreiro injectar no mercado biliões de dólares, para evitar o pior. Esta foi a maior intervenção do género desde os ataques terroristas do 11 de Setembro. Mal se abriu a garrafa de champanhe e já tem que se andar por aí distribuir calmantes: segundo os "sábios da economia" optimistas de profissão, todo este espectáculo medonho se desenrolou apenas lá bem alto no céu financeiro, e nunca atingirá a conjuntura em alta da economia real na terra.

O tão precipitado como interessado fim do alarme é desde logo fundamentalmente enganador porque, no processo de crise da terceira revolução industrial, a relação entre a superstrutura financeira e a economia real há muito que foi posta de pernas para o ar. O boom global dos últimos anos não é auto-sustentado, mas alimentado pelas bolhas financeiras. Aqui desempenhou um papel chave a bolha do imobiliário americano. Quando, após o colapso da New Economy, há sete anos, o banco central americano (FED) iniciou uma corrida à redução dos juros nos centros capitalistas o dinheiro barato fez explodir os preços das casas. Enquanto os salários reais continuavam a descer, o consumo americano era garantido em grande parte pelos proprietários de imóveis, endividados com empréstimos sobre hipotecas, pois o valor base dos imóveis aparentemente subia sem cessar. Foi este fenómeno maciço que deu gás, em primeiro lugar, ao rolo compressor das exportações chinesas de sentido único sobre o Pacífico e, de seguida, à conjuntura mundial. Há apenas um certo tempo de incubação até que o esgotamento da torrente do dinheiro se repercuta, da bolha do imobiliário sobre o consumo americano. Numa reacção em cadeia, desde logo o rolo compressor das exportações da China teria que se imobilizar. A segunda consequência seria o fim do boom da construção civil na China, que aparenta uma robusta conjuntura interna, quando na realidade não passa de uma bolha imobiliária secundária, na base da conjuntura de exportações de sentido único. Nesse caso esfumar-se-ia a magnificência da retoma global.

Se este cenário se tornou actual e os mercados financeiros já se preparam de novo para a recuperação, a razão para isso está apenas na esperança de uma nova corrida à redução dos juros, a começar pelo banco central americano (FED). Mas a bolha do imobiliário já esvaziou precisamente porque os juros foram obrigados a aumentar. Pois, ao contrário dos tempos da New Economy, em que havia apenas uma conjuntura no "espaço virtual" da Internet, o boom "financeiramente induzido" na economia real nos últimos anos constituiu um enorme potencial inflacionista. A subida dos preços já se nota em muitos sectores, como a energia, os bens alimentares etc. É muito questionável se o Banco Central Europeu (BCE) em tal situação acompanhará uma nova ronda de redução de juros. Se não o fizer, a diferença de juros entre os Estados Unidos e a Europa vai reduzir-se, tornando-se o gigantesco deficit externo americano infinanciável e ficando desde logo a conjuntura estrangulada. Porém, se o BCE alinhar com o FED, então desencadear-se-á, lá com cá, o potencial inflacionário, e assim acabará o boom aparente.

Original FALSCHE ENTWARNUNG in www.exit-online.org. Publicado em Neues Deutschland, 24.08.2007

http://obeco-online.org/

http://www.exit-online.org/