Robert Kurz

 

O Livro Negro do Capitalismo

 

Capítulo 7

O Sistema das Democracias Totalitárias do Mercado Mundial

 

 

Até 1950 ninguém tinha pensado que o capitalismo se erguesse como fénix das cinzas após a época das catástrofes mundiais. Tinha sido indispensável a "força de imposição" de duas guerras mundiais (na expressão de Gottl-Ottlilienfeld) para que finalmente pudesse ser posta em marcha a prosperidade mundial da Segunda Revolução Industrial, tão rapidamente simulada pelo estourado boom especulativo dos anos 20. Inesperadamente para a maioria, de repente a máquina mundial parecia produzir algo como uma "idade de ouro", ao contrário do seu curso anterior. Na Alemanha, onde a queda tinha sido particularmente profunda, até foi cunhada a palavra mágica "milagre económico"; uma formação conceptual suspeita, que já indica que se terá tratado de um fenómeno extraordinário, na realidade anómalo para o sistema dominante e, portanto, também passageiro.

Todos os centros capitalistas experimentaram esta prosperidade do pós-guerra em maior ou menor grau. Também para o resto do mundo parecia abrir-se uma perspectiva positiva. E, como costuma acontecer com os "milagres", a atenção da consciência mundial concentrou-se neste período historicamente minúsculo, a fim de esquecer o mais completamente possível duzentos a trezentos anos da catastrófica história da modernização, com todas as suas vítimas e sofrimentos, e de difundir a crença barata de que o capitalismo tinha finalmente chegado a si próprio, ao seu real e verdadeiro efeito de "aumento do bem-estar". Apenas seria necessário um pouco mais de ajuste democrático com as modalidades do sistema, de acordo com o suspiro de alívio que o "milagre económico" deixou atrás de si. E isso teria sido realmente um milagre: A máquina mundial do capital, devoradora de crianças e sugadora de sangue, ter sido transformada de repente numa espécie de pacífica máquina de café; sem novos conflitos sérios, sem qualquer convulsão social e sem que as pessoas tivessem de se emancipar do sistema de imposições.

 

Ruínas novinhas em folha

… … ...

 

Original Das System der totalitären Weltmarkt-Demokratien, pag. 289 de Schwarzbuch Kapitalismus. Ein Abgesang auf die Marktwirtschaft. Tradução de Boaventura Antunes (4.2021). Original integral online: www.exit-online.org/pdf/schwarzbuch.pds. Tradução portuguesa em curso em http://www.obeco-online.org/livro_negro_capitalismo.html.

 

http://www.obeco-online.org/

http://www.exit-online.org/