SEMINÁRIO LER MARX

 

Seminário-leitura em dez sessões sobre a actualidade da Crítica da Economia Política

 

 

Desde a crise financeira de 2008, Karl Marx tornou-se de novo socialmente aceitável. Mas quase ninguém conhece os seus textos originais, e já quase não há seminário nenhum sobre a teoria económica e política de Marx. Por isso, o Clube Rosa Luxemburgo de Heilbronn e a Fundação Rosa Luxemburgo de Baden-Württemberg oferecem um seminário em Heilbronn, onde vão ser lidos no original e discutidos os textos mais importantes de Marx, especialmente partes de O Capital, Livro I. Haverá 8 sessões à noite (2 horas cada) e 2 sessões na tarde de sábado (3 horas cada). O local é o centro social Käthe em Heilbronn, Wollhausstr. 49. A primeira sessão será no sábado 3 de Setembro pelas 15 horas. Aí será dada uma visão geral do seminário e definido o procedimento, bem como as outras datas. O seminário irá até Fevereiro de 2017.

 

A base do seminário é o livro de 430 páginas de Robert Kurz, Ler Marx, publicado em 2007, onde, além de teses introdutórias de Robert Kurz, cerca de 80% são extractos das obras de Karl Marx, principalmente de O Capital, Livro I. O livro está esgotado, mas poderá ser comprado no mercado de segunda mão. Robert Kurz escreveu, entre 1985 e 2007, alguns outros livros sobre a actualidade do marxismo (O Livro Negro do Capitalismo, 1999; A Guerra de Ordenamento Mundial, 2003; e Dinheiro sem Valor, 2012) tendo desenvolvido Marx em certos temas, especialmente em muitos aspectos da crítica do valor. Um aspecto interessante do seminário será descobrir se e em que medida as actuais crises maciças do mundo ("ocidental") capitalista podem ser entendidas a partir da análise realizada por Marx da lógica de crise do capitalismo e do capital. As 10 sessões do seminário serão acompanhadas e orientadas pelos apresentadores Ernst Schnell e Roswitha Scholz, do grupo de Robert Kurz e da revista EXIT!, em conjunto com Heinz Deininger.

 

Todas as outras informações sobre lugar, datas, pagamentos e inscrição estão no site das entidades organizadoras do evento.

 

 

* * *

 

 

LER MARX! TESES PARA UM SEMINÁRIO

Revista EXIT!

Clube Rosa Luxemburgo Heilbronn

 

Início: Sábado, 3 de Setembro 2016, 15H00

Roswitha Scholz, Ernst J. Schnell

Heinz Deininger

 

 

1. A actual crise mundial está na boca de toda a gente, afectando virtualmente todos os aspectos da vida, e quase todos os países e regiões do mundo. A economia, a sociedade, a cultura, a política, a ciência, sim, de vez em quando até os militares: em toda a parte há crise, há falta de dinheiro e de perspectivas de futuro! Apesar disso, da parte dos opinadores e decisores burgueses que ainda se ocupam do social, neste país só se conseguem ouvir explicações insatisfatórias e em todo o caso nada de soluções realistas.

 

2. Perante esta crise e a urgência da sua solução ou superação, a grande maioria dos/das explicadores/as marxistas do mundo permanece, apesar de tudo, nas categorias antigas, e que há muito provaram ser insuficientes, de propriedade, poder, justiça e exploração, já não querendo ou não conseguindo tomar conhecimento de que desta sua maneira só são possíveis explicações redutoras. Este tipo de marxismo há muitos anos se petrificou em dogma e já só oferece incentivos teóricos às velhas (e por vezes também novas) cabeças duras.

 

3. Uma análise e uma crítica profundas e radicais das relações sociais contemporâneas e da sua crise fundamental não pode, portanto, ser conseguida, nem os meios da ciência e da política burguesas, nem com os do marxismo tradicional ou de qualquer das suas variantes. A parte teoricamente céptica das pessoas comprometidas que de algum modo são "de esquerda" também deixou de se preocupar com crítica social radical. Contentam-se com apresentar queixas contra a ganância, a injustiça, a opressão, a degradação ambiental e similares. Mesmo as utopias que vêm, de vez em quando, ou os chamados modelos alternativos para a realidade social existente são ouvidos e saudados como parte de uma transformação da sociedade, embora em rigor não só não vão além das condições existentes, mas também podem até ser instrumentalizados pela administração da crise.

 

4. Mas, se os/as marxistas tradicionais e outros/as marxólogos/as ainda invocam insistentemente o grande e velho Karl Marx e são notoriamente incapazes de apresentar explicações plausíveis para a situação actual, estará, então, Marx passado e obsoleto? De certa maneira, isso pode ser verdade. Mas, como escreveu Robert Kurz no livro Ler Marx já em 2006, "há também o outro Marx completamente diferente, com uma crítica muito mais profunda do capitalismo, que visa o contexto formal basilar do moderno sistema produtor de mercadorias; e esse é verdadeiramente o Marx perdido, que é preciso retirar do esquecimento, para lá do 'movimento operário' e da 'modernização'". É justamente isso que nós queremos tentar nas sessões deste seminário!

 

5. O caminho para esse conhecimento do Marx "esotérico", como lhe chamamos, ou seja, um Marx que formulou uma crítica muito mais profunda do capitalismo do que o pragmático Marx "exotérico", depara com, pelo menos, dois obstáculos realmente nada triviais:

 

a. É necessário reconhecer que não se consegue perceber toda a sociedade de hoje e a sua propensão para a crise com os conceitos de Economia Política (de Marx), mas tem de ser abordado categoricamente o feminino dissociado (Roswitha Scholz). Um dos temas do seminário será sobre o que é esse dissociado.

 

b. Apenas o exame crítico da totalidade social abre caminho para a compreensão conceptual de todas as particularidades e, claro, do conjunto da sociedade.

 

6. Do nosso ponto de vista, tem de ser estimulada a disponibilidade para suplantar o tabu da abstração, actualmente tornado quase mainstream no contexto das pessoas de esquerda e críticas. Também sobre isso haverá uma comunicação no seminário.

 

7. Opomo-nos tanto ao mero positivismo, isto é, a uma abordagem que presta atenção apenas a uma infinidade de factos e dados empíricos, mas já não quer produzir qualquer esforço de pensamento nem de abstração, como a todas as utopias e contramodelos imaginativos, ou às vezes também sem imaginação, que se apresentam sem qualquer substância intelectual, e são concebidos somente na base da preocupação e de sentimentos de justiça.

 

8. Para compreender a actual crise é preciso esclarecer numerosos conceitos que desempenham um papel importante em Marx: dinheiro, capital, contradição em processo, constituição fetichista, sujeito automático, trabalho, valor, valorização do valor para citar apenas alguns. Além disso, é preciso acrescentar também novos conceitos a partir da perspectiva actual, por exemplo, o de dissociado. Por isso, também é necessário fazer uma quantidade de trabalho intelectual.

 

9. O livro Ler Marx! Os mais Importantes Textos de Karl Marx para o Século XXI, de Robert Kurz (Frankfurt 2006) constitui uma base boa e frutífera para atingir os objectivos acima referidos. Por isso o seminário terá como base este livro.

 

10. O seminário está pensado para pessoas que "querem aprender algo de novo e, consequentemente, pensar também por si próprias". (Do prefácio à primeira edição de O Capital, Livro I, Marx 1867). Os conhecimentos adquiridos no seminário não são directamente aplicáveis na práxis política quotidiana, nem servem para atrair novos eleitores.

 

 

 

Originais Seminar «Marx lesen». Ein Lektüreseminar in zehn Teilen zur Aktualität der Kritik der Politischen Ökonomie e MARX lesen! - Thesen für ein Seminar in www.exit-online.org e http://www.bw.rosalux.de.

 

 

http://www.exit-online.org/