EXIT! nº 4

Ainda não saiu, mas está mesmo quase: os últimos dois textos estão a ser objecto de retoques finais, referentes sobretudo a questões de forma. Segue-se a impressão e correcção das provas, tarefa meramente técnica, que também leva o seu tempo, mas onde não surgem problemas imprevistos. Em resumo: a EXIT! 4 deve sair no decurso do mês de Maio.

Às leitoras e leitores que nos têm questionado com impaciência pedimos desculpa pela longa espera, e esperamos no mínimo ter produzido este número fazendo jus ao princípio "Quem espera, cansa, mas quem cansa, alcança." Como primeira orientação e prova antecipada aqui fica o índice e o editorial.

Claus Peter Ortlieb

Í N D I C E

Robert Kurz

Cinzenta é a árvore dourada da vida e verde é a teoria

O problema da praxis como evergreen da crítica social truncada e a história da esquerda

O mal-estar na teoria – Adorno sobre a pretensão de praxis truncada e "pseudo-actividade" – "Praxis teórica" e interpretação do real capitalista – Digestão da contradição e "praxis ideológica" – O capitalismo como transformação do mundo: crítica afirmativa e crítica categorial – Teoria da estrutura e teoria da acção – A modernização atrasada como postulado duma "unidade inseparável" de teoria e prática – Razão instrumental – A viragem na teoria da acção. Marxismo ocidental e "filosofia da praxis" – "Marxismo estruturalista" e politicismo da teoria da acção – O Pêndulo de Foucault. Do marxismo de partido à ideologia do movimento – O regresso do "sujeito". Metafísica dos direitos humanos e "autonomia" enganadora – Nós somos tudo. A miséria do (pós)-operaismo – Da capitulação da ideologia do movimento auto-referencial a um novo conceito de "praxis teórica"

 

Carsten Weber

O primeiro brado do sujeito

Pressupostos da modernidade na história da Idade Média

Desprezo pelo mundo e fuga do mundo como único sentido cristão da vida – Os papas como súbditos solícitos do Império – Das seitas do fim do mundo à religião da guerra – Graça de Deus e feudalismo – A questão das investiduras: a ordem tradicional desconjunta-se – As cruzadas: primeira aparição da modernidade – O fim da certeza – A grande mortandade – O grande assassinato – O grande armamento

 

Claus Peter Ortlieb / Jörg Ulrich

Os abismos metafísicos das ciências naturais modernas

Um diálogo

 

Roswitha Scholz

Homo Sacer e os ciganos

Anti-ciganismo. Considerações sobre uma variante essencial e ainda assim "esquecida" do racismo no capitalismo

Introdução: Anti-ciganismo, a variante de racismo no capitalismo pura e simplesmente "esquecida" – Modernidade e anti-ciganismo – Anti-ciganismo e género – Para a história do anti-ciganismo na Alemanha – Anti-ciganismo e anti-semitismo – O "Homo Sacer" e os "ciganos" – Romantismo de esquerda e "ciganos" – Os "ciganos" na pós-modernidade e o tabu da hibridez – O anti-ciganismo estrutural e a pós-modernidade decadente – Resumo: Valor-dissociação, anti-ciganismo, outros racismos e a esquerda (crítica do trabalho) hoje

 

Recensões – Glosas – Comentários

 

Udo Winkel

Carl Schmitt e os judeus

 

Frank Rentschler

Uma crítica à biopolítica "de esquerda".

Sobre o livro "A vida não vive" do Grupo Röteln.

 

Claus Peter Ortlieb

Fetiche nosso

Sobre a ontologia-fetiche em "Fetichismo e Cultura" de Hartmut Böhmes

 

Knut Hüller

"Preço do Petróleo e Democracia"

 

Gerd Bedszent

Utopia na Forma da Mercadoria

 

Udo Winkel

Entre "Herrn K." e a História de bacharel

Um comentário ao dia do historiador em Konstanz

 

 

Editorial Deutsch

Abril 2007

http://obeco-online.org/

http://www.exit-online.org/