EXIT! nº 4
Ainda não saiu, mas está mesmo quase: os últimos dois textos estão a ser objecto de retoques finais, referentes sobretudo a questões de forma. Segue-se a impressão e correcção das provas, tarefa meramente técnica, que também leva o seu tempo, mas onde não surgem problemas imprevistos. Em resumo: a EXIT! 4 deve sair no decurso do mês de Maio.
Às leitoras e leitores que nos têm questionado com impaciência pedimos desculpa pela longa espera, e esperamos no mínimo ter produzido este número fazendo jus ao princípio "Quem espera, cansa, mas quem cansa, alcança." Como primeira orientação e prova antecipada aqui fica o índice e o editorial.
Claus Peter Ortlieb
Í N D I C E
Robert Kurz
Cinzenta é a árvore dourada da vida e verde é a teoria
O problema da praxis como evergreen da crítica social truncada e a história da esquerda
O mal-estar na teoria – Adorno sobre a pretensão de praxis truncada e "pseudo-actividade" – "Praxis teórica" e interpretação do real capitalista – Digestão da contradição e "praxis ideológica" – O capitalismo como transformação do mundo: crítica afirmativa e crítica categorial – Teoria da estrutura e teoria da acção – A modernização atrasada como postulado duma "unidade inseparável" de teoria e prática – Razão instrumental – A viragem na teoria da acção. Marxismo ocidental e "filosofia da praxis" – "Marxismo estruturalista" e politicismo da teoria da acção – O Pêndulo de Foucault. Do marxismo de partido à ideologia do movimento – O regresso do "sujeito". Metafísica dos direitos humanos e "autonomia" enganadora – Nós somos tudo. A miséria do (pós)-operaismo – Da capitulação da ideologia do movimento auto-referencial a um novo conceito de "praxis teórica"
Carsten Weber
O primeiro brado do sujeito
Pressupostos da modernidade na história da Idade Média
Desprezo pelo mundo e fuga do mundo como único sentido cristão da vida – Os papas como súbditos solícitos do Império – Das seitas do fim do mundo à religião da guerra – Graça de Deus e feudalismo – A questão das investiduras: a ordem tradicional desconjunta-se – As cruzadas: primeira aparição da modernidade – O fim da certeza – A grande mortandade – O grande assassinato – O grande armamento
Claus Peter Ortlieb / Jörg Ulrich
Os abismos metafísicos das ciências naturais modernas
Um diálogo
Roswitha Scholz
Homo Sacer e os ciganos
Anti-ciganismo. Considerações sobre uma variante essencial e ainda assim "esquecida" do racismo no capitalismo
Introdução: Anti-ciganismo, a variante de racismo no capitalismo pura e simplesmente "esquecida" – Modernidade e anti-ciganismo – Anti-ciganismo e género – Para a história do anti-ciganismo na Alemanha – Anti-ciganismo e anti-semitismo – O "Homo Sacer" e os "ciganos" – Romantismo de esquerda e "ciganos" – Os "ciganos" na pós-modernidade e o tabu da hibridez – O anti-ciganismo estrutural e a pós-modernidade decadente – Resumo: Valor-dissociação, anti-ciganismo, outros racismos e a esquerda (crítica do trabalho) hoje
Recensões – Glosas – Comentários
Udo Winkel
Carl Schmitt e os judeus
Frank Rentschler
Uma crítica à biopolítica "de esquerda".
Sobre o livro "A vida não vive" do Grupo Röteln.
Claus Peter Ortlieb
Fetiche nosso
Sobre a ontologia-fetiche em "Fetichismo e Cultura" de Hartmut Böhmes
Knut Hüller
"Preço do Petróleo e Democracia"
Gerd Bedszent
Utopia na Forma da Mercadoria
Udo Winkel
Entre "Herrn K." e a História de bacharel
Um comentário ao dia do historiador em Konstanz
Abril 2007